sexta-feira, 11 de setembro de 2009

RCTV NEWS! Ultimas noticias pra vc!

Programação da tarde preocupa emissoras na busca por audiência

Os executivos da Record estão muito atentos aos resultados obtidos com a grade vespertina, período onde a emissora, apesar do alto investimento, tem dificuldades para conseguir bons resultados. Nesta faixa o SBT permanece na vice-liderança com filmes, “Casos de Família” e “Programa do Ratinho” e só perde o posto quando a concorrente mobiliza o jornalismo para cobertura de enchentes e crimes.

A esperança dos executivos da Barra Funda é “A Fazenda”, que costuma atrair público para o “Geraldo Brasil”, principalmente um dia após a eliminação no reality show. O problema é que a atração comandada por Geraldo Luiz tem uma produção grande e cara e exige estratégias que viabilizem gravações externas com o apresentador. Nos bastidores da Barra Funda são muitos os que torcem para que a emissora não volte com as reprises de novelas e reportagens. Isso porque há quem lembre que o “Programa da Tarde” registrava praticamente a mesma audiência sem exigir muito da emissora. Nesta quarta-feira, segundo dados preliminares, o “Geraldo Brasil” marcou 5 pontos. “Casos de Família” e “Programa do Ratinho” fecharam com 06 de média.


TVs devem obedecer classificação e fuso horário, diz STJ

Em decisão que certamente vai irritar e causar dor de cabeça operacional à maioria das TVs abertas, o STJ decidiu hoje, de forma unânime, que as emissoras terão de obedecer a classificação etária de programas de acordo com o fuso horário de cada Estado. Ainda cabe recurso e as emissoras devem recorrer, mas a decisão entra em vigor assim que for publicada no "Diário Oficial" (provavelmente na segunda-feira).

Para entender a decisão: hoje a Globo exibe uma novela classificada como imprópria para antes das 21h, ao mesmo tempo, em São Paulo e no Acre. Só que em Rio Branco ainda são 20h --o que fere a classificação etária. A decisão do Superior Tribunal de Justiça põe fim a essa prática.

Cada TV terá de adequar a classificação de seus programas a cada região do país, não importa o lugar. As emissoras rebatem e afirmam que, além de complicar, isso também encarece a operação de transmissão.

O Ministério Público Federal, no entanto, entrou com pedido de mandado de segurança porque defende que, graças a esse problema técnico não resolvido, mais de 25 milhões de crianças em todo o país estão sendo expostas a imagens de sexo e violência.

Na ação, os procuradores pregam que a população infanto-juvenil deve ser protegida, uma vez que é formada por "consumidores vulneráveis". Na decisão do tribunal, o relator, ministro Teori Albino Zavasck, declarou que "a proteção aos menores", na Constituição, "tem absoluta prioridade".

Desde o ano passado, uma portaria liberava as emissoras de cumprir a classificação etária em cada região.

Outro lado
Por meio de sua Central de Comunicação, a Record informou que sua programação não será afetada, ao menos enquanto não entrar em vigor o horário de verão. Atrações como "Poder Paralelo", por exemplo, já estariam sendo exibidas com margem horária suficiente para não desobedecer a lei.

Globo e Band ainda não se pronunciaram e, se o fizerem, terão suas posições acrescentadas a este texto.


RedeTV! não deve responder por dívidas trabalhistas da TV Manchete, diz STJ

Após seis anos de tramitação do processo, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a RedeTV! (TV Ômega) não responde pelas dívidas trabalhistas deixadas pela extinta TV Manchete.

Os ministros Massami Uyeda e Luís Felipe Salomão, da 2ª Turma do STJ, entenderam que a Justiça do Trabalho não tem autonomia ou competência para decretar a sucessão de uma empresa.

A decisão dos ministros tornou inválidos os bloqueios em contas bancárias da RedeTV! para efeito de penhora, determinados pela Justiça Trabalhista em ações de ex-funcionários da falida Rede Manchete. O processo foi parar no STJ após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e a Justiça Trabalhista tomarem decisões diferentes sobre o caso.

Enquanto o primeiro decidiu que a Rede TV! não deveria responder pelas dividas deixada pela Manchete, a segunda entendeu a transferência da concessão para exploração de serviços de radiodifusão, sons e imagens, com a continuidade na prestação dos serviços, caracterizava a sucessão de empregadores, sendo o sucessor responsável pelos direitos trabalhistas vigentes na época da sucessão.

O advogado Dênis Munhoz declarou que "o importante é que a Justiça foi restaurada. A TV Ômega não ficou com nenhum patrimônio da extinta TV Manchete e o contrato de compra também não previu o repasse de nenhuma dívida trabalhista", informou o site Consultor Jurídico.

Globo normatiza o uso de blog, twitter e facebook dos seus artistas

A Globo soltou agora há pouco um comunicado interno para restringir o uso das mídias sociais (blog, twitter, facebook, orkut etc.) por seus contratados.

Estão proibidos, por exemplo, “a divulgação ou comentários sobre temas direta ou indiretamente relacionados às atividades ligadas à Globo; ao mercado de mídia ou qualquer outra informação e conteúdo obtidos em razão do relacionamento com a Globo”.

A emissora endureceu também noutro ponto: só com autorização da Globo seus contratados poderão ter blog, twitter etc. vinculados a outros veículos de comunicação.

Segundo a Globo, o objetivo é proteger seus “conteúdos da exploração indevida por terceiros, assim como preservar seus princípios e valores”.

Beleza, mas na prática boa parte da graça dos twitters atuais dos artistas da Globo vai se perder. E muito blogs que estão hospedados em outros portais podem acabar - ou trocar de pouso.

Outra BOMBA!
GRADE VESPERTINA

Os executivos da Record estão muito atentos aos resultados obtidos com a grade vespertina, período onde a emissora, apesar do alto investimento, tem dificuldades para conseguir bons resultados.

Nesta faixa o SBT permanece na vice-liderança com filmes, "Casos de Família" e "Programa do Ratinho" e só perde o posto quando a concorrente mobiliza o jornalismo para cobertura de enchentes e crimes.

A esperança dos executivos da Barra Funda é "A Fazenda", que costuma atrair público para o "Geraldo Brasil", principalmente um dia após a eliminação no reality show. O problema é que a atração comandada por Geraldo Luiz tem uma produção grande e cara e exige estratégias que viabilizem gravações externas com o apresentador.

Há quem lembre que o "Programa da Tarde" registrava praticamente a mesma audiência sem exigir muito da emissora.

Nesta quarta-feira, segundo dados consolidados, o "Geraldo Brasil" marcou 5 pontos. "Cinema em Casa","Casos de Família" e "Programa do Ratinho" fecharam com 06 de média

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem palavroes!