quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Apartir de Hoja novidade no RCTV!

Agora voce tera imformaçoes preciosas todos os dias!
Image:Wbar_blue.jpg
As dimensões relativas de IK Pegasi A (esquerda), B (centro abaixo) e o Sol (direita).

IK Pegasi (ou HR 8210) é um sistema estelar binário, naconstelação de Pegasus. Encontra-se a uma distância de aproximadamente 150 anos-luz do Sistema Solar, e possui luminosidade suficiente para ser observado a olho nu daTerra.

A estrela primária (IK Pegasi A) pertence à sequência principal e tem classe espectral A, que mostra pulsações menores de luminosidade. Está classificada como uma estrela variável Delta Scuti, e tem um ciclo periódico que se repete 22,9 vezes ao dia. Sua companheira (IK Pegasi B) é uma anã branca massiva que expandiu-se da sequência principal e deixou de gerar energia por fusão nuclear. Orbitam em torno do centro de massa do sistema, completando uma volta a cada 21,7 dias, com uma separação média de 31 milhões de quilômetros, ou 0,21unidades astronômicas (U.A). Sua órbita é menor do que a de Mercúrio ao redor do Sol.

IK Pegasi B é a candidata mais próxima que se conhece a gerar uma supernova. Quando a estrela primária evoluir para uma gigante vermelha, espera-se que seu raio provoque um processo de acrescentamento da anã branca à gigante em expansão. Quando a anã branca atingir o limite de Chandrasekhar, de 1,44 massa solar, explodirá em uma supernova tipo Ia. (leia mais...)

Image:wbar_green2.jpg
Felix Bloch

10 de Setembro: Instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro (Portugal em 1756).

Nasceram neste dia...

Morreram neste dia...

Outros dias: 8 · 9 · 10 · 11 · 12 | ver todos...


Image:wbar_green3.jpg


Image:wbar_green1.jpg

Veja mais no Wikinotícias
Imagem:Wbar_pink.jpg




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem palavroes!