quinta-feira, 21 de abril de 2011

Novidades desta semana santa!

A Indomada poderá substituirVale Tudo no canal Viva

Eva Wilma em cena de A Indomada (1997)
A Globo está preparando a novelaA Indomada, exibida em 1997, para ser reprisada pelo canal pago Viva.
Escrita por Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, com direção de Marcos Paulo, A Indomada é o "plano B" do Viva para substituir Vale Tudo, cuja reprise termina em julho.
O "plano A" do Viva é exibir Dancin'Days (1978) na faixa da 0h45 (que pode ser antecipada em meia hora). Mas o canal ainda depende do aval da Globo.
O principal empecilho para a reprise de Dancin'Days, de Gilberto Braga, é o plano da Globo de lançá-la em julho em DVD, como acaba de fazer comIrmãos Coragem (1970).
Outra alternativa do Viva para substituir Vale Tudo é Roque Santeiro(1985).
A trama central de A Indomada é a de um amor impossível entre personagens de José Mayer e Adriana Esteves, que enfrentam a oposição da terrível Altiva (Eva Wilma).
A história se passa em uma cidade fictícia do Nordeste, chamada Greenville, em que as pessoas têm mania de falar palavras em inglês.

SBT adia mudança na grade;Sobrenatural só em maio

Cena da quinta temporada de Sobrenatural, que estreia no SBT só em maio (Foto: Divulgação)
O SBT desistiu de estrear hoje uma grade de programação provisória, que seria alterada novamente em maio.
Pelos planos iniciais, o Topa ou Não Topa deveria ser exibido hoje logo após Amor e Revolução. O programa de Roberto Justus, no entanto, continuará às quintas, às 20h30, até o final de abril. Em maio, migrará para as segundas-feiras.
Com o adiamento da mudança, o SBT Repórter permanecerá às segundas, às 23h15, e o Aventura Selvagem, aos sábados, às 21h30. Assim, a aguardada estreia da quinta temporada da série Sobrenatural, que seria no próximo sábado, ficará para maio.

Jô Soares tem o pior início de temporada no Ibope

Tadeu Schmidt e Jô Soares no programa da última quinta (Foto: Ricardo Martins/TV Globo)
Programa do Jô registra no início da temporada de 2011 a mais baixa média de audiência de sua história.
As primeiras 16 exibições do talk show neste ano (de 14 de março a 6 de abril) registraram média de 6,4 pontos na Grande São Paulo, um a menos do que o mesmo intervalo em 2010 (de 29 de março a 21 de abril). As 16 primeiras transmissões de 2009 (de 13 de abril a 4 de maio) renderam 7,8 pontos.
O resultado deixa o Programa do Jô abaixo de sua média em todo o ano de 2010, que foi de 7 pontos, e preocupa a Globo. A emissora aumentou a divulgação da atração.
Na análise desses números, há que se considerar que o programa teve seu retorno mais cedo (em meados de março) neste ano.

Globo tem novo organograma

Fernando Bittencourt, que foi promovido a diretor-geral de engenharia (Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo)
Em comunicado distribuído internamente na última quinta-feira, Octavio Florisbal, diretor-geral da Globo, anunciou a promoção de Fernando Bittencourt ao cargo de diretor-geral de engenharia. Antes, Bittencourt era diretor da central de engenharia.
Trata-se, sobretudo, de uma mudança de status. Além de estar acima de todas as centrais da área de tecnologia (e não mais apenas sobre a de engenharia), Bittencourt agora tem o mesmo nível hierárquico de Manoel Martins (diretor-geral de entretenimento, responsável pelas áreas artística e de produção), Willy Haas (comercialização) e Carlos Henrique Schröder (jornalismo).
Nos próximos dias, deve ser anunciada a promoção de Érico Magalhães a diretor-geral das áreas de recursos humanos, administração, finanças e patrimônio.
As promoções completam um ciclo de reestruturação interna, com a criação de diretorias gerais responsáveis por várias centrais, iniciado na segunda metade dos anos 2000. A área comercial foi a primeira.
No topo do organograma da Globo, permanece o diretor-geral, Octavio Florisbal. Abaixo dele vêm os diretores-gerais de áreas (entretenimento, jornalismo, comercialização e engenharia).
A Central Globo de Comunicação, que envolve mais de 200 profissionais (assessoria de imprensa, publicidade, projetos sociais e até Hans Donner, de videografismo), também passará por reestruturação. Mas seu diretor, Luís Erlanger, deve permanecer subordinado diretamente a Octavio Florisbal.

Grande Família e Lara com Zderrubam ibope da Globo

Susana Vieira e Guilherme Weber em cena de Lara com Z (Foto: João Miguel Jr./TV Globo)
A estreia da nova temporada de A Grande Família, ontem à noite na Globo, não conseguiu repetir os resultados de 2010.
A série marcou 23 pontos na Grande São Paulo. Há um ano (8 de abril), reestreava com 28 pontos.
Exibida logo a seguir, Lara com Z registrou 14 pontos. Na estreia da programação de 2010, o horário da série estrelada por Susana Vieira foi ocupado por A Vida Alheia, cujo primeiro episódio teve 19 pontos de média.
Globo Mar teve ontem 10 pontos, contra 15 em sua estreia em abril do ano passado.
Massacre prejudica
As audiências de A Grande FamíliaLara com Z e Globo Mar foram prejudicadas pela cobertura do massacre de estudantes no Rio de Janeiro.
A Globo exibiu um Jornal Nacional maior e atrasou em 17 minutos, em relação a 8 de abril de 2010, o início de A Grande Família e Lara com Z. O telejornal teve uma de suas melhores audiências nos últimos meses: 35 pontos.
As séries também apresentaram queda no universo de televisores ligados, que anula parcialmente o ofeito negativo do atraso na programação.
O primeiro episódio de A Grande Família em 2010 foi sintonizado por 45% dos televisores ligados da Grande São Paulo. Neste ano, atraiu 41%. A Vida Alheia monopolizou 38,5% dos aparelhos em sua estreia. Lara com Zfoi captada por 29%.
Outras emissoras
Em seu terceiro capítulo, Amor e Revolução (SBT) marcou 6 pontos, um a menos do que nos dois dias anteriores. Na Record, o segundo episódio de Ídolos 2011 repetiu o ibope da estreia: 10 pontos.

Leonardo Bricio protagoniza nova minissérie da Record

Leonardo Bricio como Pedro, que interpretou em Chamas da Vida (Foto: Michel Angelo/Record)
O ator Leonardo Bricio será o protagonista da minissérie A História de Davi, que a Record exibe no final deste ano ou início do próximo.
A decisão foi tomada ontem por Hiran Silveira, diretor de teledramaturgia da emissora.
Baseada na Bíblia, a minissérie irá contar a saga do pastor de ovelhas que derrotou o gigante Golias e se tornou rei de Israel.
Escrita por Vivian de Oliveira (autora de A História de Ester) e dirigida por Edson Spinello, A História de Davi terá em torno de 25 capítulos.
Cenários, cidade cenográfica e figurinos já estão em produção. As gravações estão previstas para começar em maio.







SBT divulga grade de maio;Sobrenatural volta dia 7

O SBT divulgou no início da tarde de hoje (quarta, 20/4) as novidades de sua programação de maio, na faixa das 20h30.
Confira:
Na segunda, dia 2, estreia a quarta temporada de Qual É o Seu Talento?
Na terça, 3, o psiquiatra e especialista em comportamento Jairo Bouer e a consultora de imagem Alana Rodrigues Alves apresentam o novoEsquadrão do Amor, que tentará resolver problemas de pessoas que têm dificuldades afetivas.
Na sexta, a partir do dia 6, a emissora exibirá o SOS Casamento. No reality show, a terapeuta de casais e sexóloga Ana Canosa irá tentar salvar casamentos em crise.
Festival SBT 30 Anos entrará aos sábados, a partir do dia 7. Segundo o comunicado do SBT, a apresentadora ainda não está definida, mas deverá ser Patricia Abravanel, filha de Silvio Santos. Logo em seguida, às 21h30, estreia a quinta temporada da série Sobrenatural.
Também em maio, e já a partir do dia 2, os palhaços Patati e Patatá passarão a comandar o Carrossel Animado, às 7h. O programa terá uma plateia de bonecos.

Tony Ramos e Irene Ravache farão nova Guerra dos Sexos

Paulo Autran e Fernanda Montenegro em Guerra dos Sexos; personagens serão interpretados em 2012 por Tony Ramos e Irene Ravache
(Atualizado às 10h30)
Previsto para ir ao ar na Globo no segundo semestre de 2012, o remake de Guerra dos Sexos acaba de ganhar seus protagonistas: Tony Ramos e Irene Ravache farão, respectivamente, os papéis que foram de Paulo Autran e Fernanda Montenegro no original de 1983.
Reescrita por Silvio de Abreu e "redirigida" por Jorge Fernando, a novela será exibida às 19h, como nos anos 1980.
A decisão de produzir um remake de Guerra dos Sexos foi tomada na semana passada pela cúpula da área artística da Globo. A informação de que Tony Ramos e Irene Ravache serão seus protagonistas é de Silvio de Abreu.
Guerra dos Sexos foi um dos maiores sucessos de público e crítica da Globo em todos os tempos. Consolidou Silvio de Abreu como autor de comédias que marcariam o auge da "novela das sete".
Na trama, Autran e Montenegro interpretavam Otávio e Charlô, dois primos que tiveram um romance na juventude e que passaram a se odiar a ponto de negarem o parentesco.
Um tio deles morre e deixa de herança à dupla um casarão e uma loja de departamentos em um grande shopping de São Paulo (o Eldorado, então recém-inaugurado), com a condição de que ambos compartilhassem os bens e a administração dos negócios.
Forçados ao convívio comum, os primos discutiam e brigavam em humor pastelão, com tortas na cara um do outro, em uma comédia escrachada, cínica e eventualmente inovadora _como quando os personagens falavam olhando para a câmera, uma novidade para a época, ou faziam referências a outras novelas.


SBT Brasil terá novo nome e formato no dia 2 de maio

Dificilmente Carlos Nascimento e Karyn Bravo continuarão juntos no principal telejornal do SBT (Foto: Divulgação)
O SBT vai mudar o nome e o formato do SBT Brasil, seu principal telejornal, no próximo dia 2.
O programa deverá se chamar Jornal do SBT 1ª Edição. Na cúpula da emissora, há rejeição ao título SBT Brasil.
O novo formato contará com a participação da jornalista Rachel Sheherazade, contratada em março após criticar o Carnaval na afiliada do SBT em João Pessoa, onde trabalhava (confira detalhes aqui).
Rachel poderá ser uma das apresentadoras do telejornal, ao lado de um outro jornalista, dando sua opinião após a exibição de reportagens.
Existe também a possibilidade de ela não ficar na bancada, ou seja, não apresentar notícias, e ter uma coluna diária, em que faria comentários durante dez minutos sobre os principais assuntos do dia.
Rachel gravou pilotos na semana passada e agradou. Ela continuará fazendo testes nesta semana, dividindo a bancada do telejornal com Carlos Nascimento, César Filho e Rodolpho Gamberini.
Haverá também testes em que a apresentadora continuará sendo Karyn Bravo.
Desde o início do ano, a diretora-geral do SBT, Daniela Beyruti, pressiona a direção de jornalismo da emissora para que o SBT Brasil mude. Ela quer um jornal mais dinâmico, que dê maior audiência.
Para tanto, deu ao então diretor de jornalismo, Luiz Gonzaga Mineiro, carta branca para até tirar Carlos Nascimento da apresentação e da chefia do SBT Brasil. Mineiro, no entanto, pediu demissão. Foi substituído no início deste mês por Alberto Villas, ex-Globo.
Resistência ao SBT
Villas vem assediando profissionais da Globo e da Record para montar uma equipe de sua confiança no SBT, mas vem encontrando dificuldade. Da Globo, tentou levar Marcia Dal Prete, uma das principais editoras de São Paulo, mas ouviu um "não".
Os profissionais consultados por Villas quase sempre alegam a mesma coisa: não sentem segurança no projeto de jornalismo da emissora.


BBB 11 lidera audiência na TV paga no 1º trimestre

Frame de Bob Esponja - O Filme, que teve mais audiência do que os campeonatos estuduais (Foto: Divulgação)
O reality show Big Brother Brasil 11, em que pesem as críticas de que estaria decadente, foi o programa mais visto da TV paga brasileira no primeiro trimestre deste ano.
As transmissões ao vivo do programa no canal Multishow, logo após os programas da Globo, foram sintonizadas por mais de 163 mil pessoas por minuto, revela ranking obtido com exclusividade pelo blog (confira abaixo).
BBB 11 repetiu o feito dos anos anteriores e foi líder com folga. O segundo colocado, Bob Esponja - O Filme, do canal Nickelodeon, teve a audiência de quase 121 mil telespectadores nos oito mercados de TV por assinatura medidos pelo Ibope.
Os campeonatos estaduais de futebol, transmitidos pelo SporTV, aparecem em terceiro no ranking, com 108 mil telespectadores por minuto.
Transmissões esportivas e programação infantil dominam o ranking dos programas mais vistos. Destaque para a chegada de Ronaldinho Gaúcho no Flamengo, três vezes citada na lista.
A cobertura da visita de Barack Obama ao Brasil, pela Globo News, e a reprise da novela O Rei do Gado, pelo Viva, também foram destaque no trimestre.
Canais mais vistos
O Discovery Kids manteve a liderança no ranking dos canais na média das 7h à 0h, seguido por Cartoon, Disney Channel, SporTV, TNT, Nickelodeon, Fox, Globo News, Telecine Pipoca e Megapix.
No horário nobre, das 19h à 0h, o SporTV foi o mais visto. Discovery Kids, TNT, Disney Channel, Cartoon, Multishow, Fox, Telecine Pipoca, Nickelodeon e Warner Channel completam o "top ten".

TV ganhará 40 milhões de telespectadores em 2011

Estudo produzido pela Deloitte, gigante mundial de consultoria, afirma que a televisão continuará crescendo em todo o planeta e que irá em 2011 "solidificar seus status atual de supermídia, contrariando profecias de iminente obsolescência", por causa dos novos hábitos de consumo de mídia advindos com a internet.
Segundo o relatório, 40 milhões milhões de pessoas passarão a assistir televisão em 2011, o equivalente à população de um país quase do tamanho da Espanha.
Serão, ao todo, 3,7 bilhões de telespectadores, que consumirão 140 bilhões de horas de programação a mais do que em 2010, de acordo com a Deloitte.
Na média global, cada telespectador passará 3 horas e 12 minutos por dia à frente do televisor, uma dedicação muito superior aos 15 minutos diários gastos em redes sociais e aos 33 minutos/dia que cada norte-americano dispensa à web.
Programas de TV continuarão dominando os rankings de assuntos mais comentados no Twitter, aponta a Deloitte.
Gráfico da Deloitte mostra que, de cada R$ 100 gastos em publicidade no mundo todo, R$ 41 irão para televisão em 2011; no Brasil, a TV fica com mais de R$ 60 de cada R$ 100
Publicidade
De acordo com o levantamento, a televisão manterá a liderança em receitas publicitárias e registrará um segundo ano de "forte crescimento", o quinto consecutivo de aumento na participação no "bolo" publicitário.
As redes do mundo todo irão faturar US$ 191 bilhões com publicidade, contra US$ 174 bilhões em 2007. Em relação a 2010, serão US$ 10 bilhões a mais nos cofres das emissoras.
O desempenho contrasta com o dos jornais, o principal concorrente da televisão. Os jornais, segundo a Deloitte, faturaram US$ 126 bilhões com publicidade em 2007. Neste ano, deverão arrecadar US$ 93 bilhões.
Segundo a Deloitte, as receitas com TV paga também crescerão no mundo todo. Nos países da chamada BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), esse crescimento será superior a 20%.

Roque Santeiro substitui Vale Tudo em julho no canal Viva

Regina Duarte e Lima Duarte em cena de Roque Santeiro (Foto: Reprodução)
Será Roque Santeiro (1985) a substituta de Vale Tudo (1988) na faixa de novelas clássicas (0h45) do Viva, canal lançado no ano passado para reprisar produções da Globo.
A decisão foi tomada anteontem. A reestreia de Roque Santeiro será em 11 de julho.
Escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, com colaboração de Marcílio Moraes e Joaquim Assis, Roque Santeiro é um dos maiores sucessos da história da Globo.
A produção divide com Tieta o primeiro lugar no ranking das novelas que mais pontuaram em todos os tempos. Teve 63 pontos de média do primeiro ao último capítulo no Ibope da Grande São Paulo, quase o dobro do que as novelas das oito alcançam atualmente.
Na "disputa" pela vaga de Vale Tudo (61 pontos de média na época em que foi ao ar), Roque Santeiro superou Dancin'Days (1978) e A Indomada (1997).
Dancin'Days não será reprisada agora porque a Globo irá lançá-la no formato DVD, provavelmente em julho. A Indomada, avaliou o Viva, tem mais o perfil  da faixa em que está sendo reexibida O Rei do Gado (1996), às 16h30.
Ambientada na fictícia cidade nordestina de Asa Branca, Roque Santeiro é uma trama com elementos de realismo fantástico, com personagem que vira lobisomem e santo que faz milagres, mas também de crítica social, política e religiosa.
Seu eixo central é formado Roque (José Wilker), Sinhozinho Malta (Lima Duarte) e Viúva Porcina (Regina Duarte). Dezessete anos antes, Roque foi dado como morto, defendendo a cidade de um temido bandido. Desde então, milagres foram atribuídos a Roque. Seu retorno a Asa Branca abala essa crença e os interesses que estão por trás dela.

Globo pode ser processada por exibir massacre antes das 22h

Cena de Munique, que retrata massacre de atletas israelenses na Olimpíada de 1972 (Fotos: Reprodução)
O Ministério Público Federal instaurou um inquérito civil no último dia 7 para apurar o suposto desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por parte da Globo, pela exibição, em 25 de novembro de 2009, do filme Munique, parcialmente fora do horário determinado pela classificação indicativa do Ministério da Justiça.
Dirigido por Steven Spielberg, Munique (2005) retrata os conflitos entre israelenses e palestinos, nos anos de 1970, a partir do massacre, durante a Olimpíada de Munique (Alemanha) em 1972, de 11 membros da delegação de Israel, incluindo atletas, praticado por um grupo terrorista denominado Setembro Negro.
O filme, naturalmente, é tenso e violento. Em 2006, foi classificado pelo Ministério da Justiça como impróprio para menores de 18 anos. Mas o ministério cedeu e o reclassificou como inadequado para menores de 16 anos. Na televisão, portanto, só pode ser exibido após as 22h.
Na grade de programação divulgada pela Globo na época da transmissão do filme, ele estava programado para as 21h30. Foi exibido apenas no Estado de São Paulo. O resto do país assistiu a um jogo do Fluminense, contra a LDU, pela Copa Sul-Americana.
O inquérito aberto pelo Ministério Público Federal (MPF) é consequência de representação do Departamento de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça. Ou seja, foi o próprio governo que denunciou a Globo.
Atleta judeu leva tiro no rosto em Munique
Segundo o MPF, a Globo poderá ser multada por descumprir a classificação indicativa, o que afronta o ECA. A emissora poderá também ser alvo de uma ação civil pública, pedindo indenização por danos coletivos, caso o MPF conclua que houve irregularidade.
Responsável pelo inquérito, a procuradora Eugênia Gonzaga aguarda um parecer de um psicólogo e uma decupagem do filme. Ela quer saber quanto de Munique foi exibido antes das 22h, se foram veiculadas cenas violentas antes das 22h e qual o impacto que elas podem ter provocado em crianças e adolescentes.
Munique começa apresentando a ação que resultou no massacre. O ataque ao alojamento dos israelenses ocorre no terceiro minuto, mas o corpo ensanguentado de uma vítima só aparece três minutos depois. O massacre mesmo é revelado a partir do 23º minuto, em um flashback.
Procurada, a Globo preferiu não se manifestar, por se tratar de um assunto "sub judice".