quinta-feira, 14 de julho de 2011

RCTV De volta nas ferias! Harry Potter o Grande final

Depois de Justus, Record tenta tirar mais um do SBT

Divulgação
Entusiasmada pelo retorno do apresentador Roberto Justus, a direção da Record pretende buscar na concorrência outro nome que um dia fez parte de seu quadro. Trata-se do autor Tiago Santiago, que assina a novela ”Amor e Revolução”, do SBT.
A Record estuda a possibilidade de voltar a contar com Santiago sem ter que pagar a multa de rescisão de seu contrato (que vence em 2016), como aconteceu com Justus. Pode pesar nas negociações o baixo desempenho do folhetim da rede de Silvio Santos.
O escritor deixou a emissora de Edir Macedo em 2009, ano que foi marcado por intensa rivalidade entre as duas emissoras. À época, os canais disputavam quem conseguiria tirar o maior número de profissionais do outro, o que levou a um aumento considerável das folhas de pagamento nos dois lados.


Congestionamento” de telejornais afeta faixa das 19h na TV brasileira

Fabio Maksymczuk
A estratégia “tira, põe, deixa ficar” continua a dominar as decisões da cúpula da Rede Record. Mais uma vez, volto a escrever sobre o autêntico desrespeito com o telespectador. A emissora da Barra Funda resolveu jogar, por terra abaixo, a estratégia “caminho a liderança”, como já frisei em análises anteriores.
Agora, o canal modificou sua grade de programação, mais uma vez, a partir desta semana. O “Jornal da Record” vai ao ar por volta das 19h30. Já a novela “Rebelde” é exibida às 20h30.
Para quem mora em São Paulo, a faixa das 19 horas enfrentará um verdadeiro “congestionamento” de telejornais. Record: Jornal da Record. Band: Jornal da Band. SBT: SBT Brasil. Gazeta: “Jornal da Gazeta”. Quatro emissoras entre sete da TV aberta apostarão em noticiários similares, sem grandes diferenças na linha editorial.
A nova programação da Record lembrará a adotada pelo SBT nos anos 90.
Aqui Agora/Cidade Alerta na faixa das 18 horas. TJ Brasil/Jornal da Record às 19h30. Maria do Bairro/Rebelde, às 20h30. Uma estratégia que visa assegurar a vice-liderança no IBOPE. O canal demonstra que perdeu fôlego ao encarar de frente a Rede Globo no horário nobre. Estagnou.
Outros sinais de desgaste começam a aparecer. Mal estreou “E ai, Doutor?” como grande promessa para as 16 horas, o Dr. Antonio Sproesser foi jogado para as 14h30. Sem explicações para o público.
Datena, contratado como grande promessa, não alcança extraordinários índices no IBOPE. Na realidade, o “Cidade Alerta” não combina com a imagem construída pela Record desde 2004. Por isso mesmo, enfrenta dificuldades até com reprise de novela do SBT.
É uma sucessão de equívocos que caem no colo do telespectador. Até mesmo a assessoria de comunicação da Record, que era muito atuante em 2005, por exemplo, perdeu força para divulgar as atrações, novidades e índices de audiência.
Diante de tal quadro, o SBT, sem as verbas milionárias da concorrente, voltou a ficar na vice-liderança no IBOPE com maior frequência.

James Akel: “SBT Brasil” se desgasta a cada dia

http://www.odiario.com/blogs/tvtudo/files/2011/05/sbt-brasil.jpg
SBT Brasil se desgasta a cada dia.
O formato está errado desde o começo.
E nem poderia estar certo, pois a direção do programa desconhece o âmago de cada apresentador.
Vamos mais longe.
Silvio, que contratou pessoalmente os dois, fez ele a bobagem sozinho e ninguém teve coragem de mostrar isso a ele, pessoalmente.
Ora, se você contrata a Rachel Sheherazade porque gostou do estilo dela ao ver um videozinho na web, videozinho em que ela demonstra tentativa de protesto contra inúteis gastos públicos, primeiro, você deveria ter visto o histórico de comentários dela nos programas que ela fazia na outra emissora, e isso Sílvio não fez.
Se tivesse feito e tivesse entendido seu jeito de fazer críticas, jamais colocaria alguém ao lado dela para tirar parte da atração que era Rachel.
Se Silvio contratou Joseval Peixoto para fazer escada a Rachel, contratou a pessoa errada.
Está nítido na tela que o cabedal de informações de Joseval é muito maior que Rachel possa ter e que esta diferença, mostrada na tela, está deixando Joseval entendiado.
Isto para não dizer dos comentários que correm nos bastidores.
Quando, num show de televisão, existe um personagem escada para um humorista, se o humorista em questão não tiver talento, a piada nem acontece.
Na Escolinha de Chico Anysio, o Chico era melhor que todos eles, mas sabia fazer escada porque seus humoristas tinham talento e sabiam concluir o show.
Na Escolinha do Gugu, o Gugu não tem talento de humorismo, mas faz escada para gente muito melhor que ele no humor.
Então, a piada acaba acontecendo.
No SBT Brasil, quem deveria fazer escada, Joseval, percebe que Rachel não sabe completar a “piada”, que no caso é um comentário final, e o quadro fica sem graça.
Alberto Villas, o diretor, não tem culpa, pois não foi ele quem contratou os apresentadores.
E, com certeza, ele nem sabe o que está acontecendo, e se soubesse, nem poderia mudar nada, pois quem manda é o Sílvio.

‘O Astro’ mantém o estilo Janete Clair de fazer novela

http://ofuxico.terra.com.br/img/upload/noticias/112640_36.jpgPara inaugurar um novo horário de novelas, recorrer ao remake de um folhetim consagrado parecia a aposta mais segura que a Rede Globo poderia fazer. Mas O Astro, obra de Janete Clair agora escrita por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, não deve ser vista apenas como uma opção conservadora no esforço de recuperar o terreno perdido por minisséries e seriados que não emplacaram, como Aline, Divã, Lara com Z, que ficaram abaixo das expectativas de audiência da alta direção da casa.
A julgar pelo primeiro capítulo, a nova “novela das onze” (nem mininovela nem macrossérie), como a Globo finalmente resolveu batizar a atração, presta homenagem à novela exibida originalmente entre 1977 e 1978, mas vai além e promete algumas novidades. Autor do livro A seguir, cenas do próximo capítulo (Panda Books, 284 páginas), que esmiuça o universo da teledramaturgia no Brasil, André Bernardo chama atenção para a preocupação da emimssora de, mesmo com a atualização e as adaptações de formato, manter a fidelidade ao estilo de Janete Clair.
“O dinamismo do primeiro capítulo era uma das características mais marcantes da obra de Janete Clair. Sempre que possível, ela gostava de começar uma novela com um grande evento. Em Pecado Capital, foi um assalto a banco. Em O Astro, a perseguição a Herculano, e assim por diante. Janete Clair também era muito despudorada ao escrever. Um bom exemplo disso é a cena em que Márcio Hayalla imita São Francisco de Assis, renuncia à fortuna do pai e sai andando, pelado, pela casa”.
A famosa cena, aliás, mostra a característica principal desta nova versão: a agilidade em apresentar os conflitos. Ao transformar uma história de 186 capítulos em outra de 60, os autores ganharam uma trama mais enxuta e dinâmica. Em uma conta simplificada, seria como fazer cada três capítulos de Janete correspondem a um de Alcides e Geraldo. Se na versão original a cena da perseguição a Herculano fechou o primeiro capítulo, desta vez, a seqüência aconteceu com menos de cinco minutos de história no ar. A cena em que Márcio Hayalla renuncia à fortuna do pai aconteceu no capítulo nove da novela de 1977. Já no remake, a mesma cena foi puxada para de estréia.
De cara, parece óbvia a reverência a Francisco Cuoco, “O Astro original” que agora assume o papel de Ferragus, mentor intelectual de Herculano (Rodrigo Lombardi) na prisão. Mas o personagem criado na nova versão especialmente para homenagear o ator que mais vezes trabalhou com Janete Clair é mais um diferencial da série de agora. “Achei muito boa a idéia. No caso do Ferragus, além de ser uma merecida homenagem a Francisco Cuoco, trata-se também de uma figura importante dentro do universo da jornada do herói: a do mentor”, afirma.
Bernardo acredita no sucesso artístico da nova versão de O Astro, mas lembra do fracasso de outros remakes de obras consagradas. “A julgar pelo primeiro capítulo, as expectativas são as melhores possíveis. Mas Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro terão pela frente a ingrata tarefa de emplacar um remake bem-sucedido da obra de Janete. Nunca é demais lembrar que todos os outros (Selva de Pedra, Irmãos Coragem, Pecado Capital e, mais recentemente, Vende-se um Véu de Noiva, no SBT) ficaram devendo”.
Sobre o sucesso de público, o escritor ressalta que a audiência pode ser afetada pelo horário de exibição, após as 23h. “Será que o público vai topar ficar acordado até tão tarde para acompanhar a novela? Sinceramente, é uma resposta difícil”, diz. Bernardo, no entanto, considera que o novo horário pode ser um trunfo, pois significa que os capítulos são exibidos depois que “família brasileira já foi dormir”, “Os autores podem carregar nas tintas e apostar em temas mais adultos, ousados”, afirma, atestando que a nudez e as cenas mais picantes entre Herculano e Amanda deverão ser um chamariz para a audiência.


Globo copia Record

Na terça-feira à noite, a Globo estreou duas novas atrações: O Astro (a qual deu enorme destaque) e a temporada sem comerciais (esta sem qualquer barulho).
Copiando uma fórmula muito usada pela Record (e pelo SBT) para segurar o telespectador, jogou o primeiro capítulo no ar e durante 50 minutos não exibiu um único comercial. Ontem, repetiu a dose no mesmo horário. Passou do jogo da seleção na Copas América direto para O Astro, que exibiu um capítulo mais curto (e novamente sem um mísero anúncio). Em seguida, entrou oJornal da Globo, sem espaço paera intervalo.
Na segunda-feira, por exemplo, a Record ficou das 15h42 às 20h06 praticamente direto, levando ao ar apenas um intervalo para comerciais. Justificou, como sempre, que a sua grade mudara naquele dia. Beleza. A Record sempre agiu assim. Já a Globo, não.

Globo bate recorde de audiência com jogo da Seleção Brasileira

A primeira vitória do Brasil na Copa América marcou 39 pontos de audiência na Grande São Paulo, segundo o Ibope. Foi a maior marca alcançada de um jogo da seleção este ano, superando até a despedida de Ronaldo no início de junho.
A concorrência ficou bem para trás no horário. A Record marcou dez pontos, enquanto o SBT ficou com apenas quatro pontos.

Band comemora a audiência da série “Power Rangers”

A Band está animada com o desempenho de audiência da série japonesa “Power Rangers”.
No período vespertino, o seriado tem garantido uma média de 3 pontos – o que é comemorado pela alta cúpula que encontra dificuldade para lançar atração nacional com o mesmo desempenho no horário.
Há décadas no ar, “Power Rangers” reinventa a cada temporada, trazendo novas histórias, tramas, personagens e episódios.
A princípio a Band está exibindo as temporadas Dino Trovão e Tempestade Ninja, mas outras fases também deverão ir ao ar já nos próximos meses. Para 2012 o canal já adquiriu Power Rangers Samurai, que estreou no início do ano nos EUA e chega em julho por aqui pelo canal por assinatura Nickelodeon.

Record: Datena segue perdendo para o SBT

Prestes a completar um mês a frente do programa Cidade Alerta, mais precisamente 20 de julho, o programa comandado por José Luiz Datena, contratado dias antes pela Rede Record onde esta pagou mais de 30 milhões por Datena, vem sofrendo para ganhar do SBT na cidade maravilhosa.
Enquanto na terra da garoa, São Paulo, o programa tem marcado médias de audiência em torno dos nove pontos ( não tendo intervalo comercial desde que estreou ), na cidade maravilhosa o Cidade Alerta tem alcançado no máximo seis pontos de média. Algumas vezes, a Record vem perdendo audiência e constantemente o SBT volta a ser vice-líder no Rio de Janeiro.
Em São Paulo, Datena fica duas horas e meia no ar ( sem intervalo comercial ), já na cidade do Rio de Janeiro, o programa fica uma hora e meia.
Lembrete
Enquanto apresentava o “Brasil Urgente” da TV Bandeirantes, Datena sempre ia mal na audiência no Rio de Janeiro, enquanto em São Paulo, era geralmente vice-líder de audiência batendo Record e SBT.
Agora eu deixo uma pergunta no ar, será que o povo carioca não gosta de Datena?


Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte II: Tom Felton chega ao Brasil

Tom Felton, o intérprete de Draco Malfoy na saga Harry Potter, já desembarcou no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, onde divulgará o último filme da franquia, Harry Potter e as Relíquias da Morte – parte II (que estreia no circuito nacional na sexta-feira, dia 15).
O ator postou em seu Twitter suas primeiras impressões na Cidade Maravilhosa.
Estou finalmente no Brasil! Estou no Rio há uma hora e já fui cativado por sua beleza.

Fantástico: Planeta Extremo viaja em busca da Aurora Boreal

Fantástico
O ‘Planeta Extremo’ deste domingo, dia 17, vai à Noruega em busca da Aurora Boreal, um dos fenômenos naturais mais espetaculares do planeta. Imagens surpreendentes, em tecnologia HD (alta definição), mostram os desafios e obstáculos enfrentados pelo repórter Clayton Conservani e sua equipe, em dias de inverno no Pólo Norte, quando a luz do sol quase não aparece.
Clayton visita a universidade de Tromso, na Noruega, onde um biólogo explica detalhadamente como o fenômeno, que acontece a aproximadamente 100 quilômetros da Terra, se propaga. Explosões solares emitem partículas de elétrons que são atraídas pelos pólos magnéticos do planeta e, quando estes elétrons se encontram com a atmosfera, acontece o fenômeno da Aurora Boreal, com luzes que se espalham pelo céu em várias direções, surgindo e desaparecendo repentinamente. “Muito impressionante! Olha isso: é muito diferente de tudo que já vi na minha vida!”, exclamou Clayton, emocionado, ao ver o fenômeno pessoalmente pela primeira vez.
Fantástico
A equipe do programa aproveita também para conversar com o cientista Truls Lynne Hansen, que pesquisa os pólos magnéticos da terra, locais onde a Aurora Boreal aparece com grande intensidade. Hansen, que estuda o assunto há mais de 20 anos, conta que no Ártico o fenômeno se chama Aurora Boreal, e na Antártica, Aurora Austral. O quadro desta semana acompanha ainda a jornada diária de um corajoso grupo que trabalha cerca de 14 horas por dia, sob um frio de 15 graus negativos, para esculpir um hotel todo feito de gelo. São três semanas de trabalho pesado e cerca de 600 toneladas de neve e 300 toneladas de blocos de gelo para a conclusão do hotel, no qual os hospedes enfrentam seis graus negativos em seus quartos.

Lea Michele e Chris Colfer deixam a série Glee

Os fãs de Glee  estão decepcionados. É que o criador da série Ryan Murphy anunciou que Lea Michele, Chris Colfer e Cory Monteith estão entre os astros que deixarão o seriado no fim da terceira temporada.
A personagem de Lea, Rachel Berry, irá se formar na Mckinley High, assim como Kurt (Colfer), Finn (Monteith) e outros membros do elenco, não nomeados por Murphy.
Ryan disse ao Hollywood Reporter:
“Tomamos esta decisão e Chris e Lea tomaram parte dela e acharam a ideia boa. Eles confiam no roteiro e confiam em mim e acharam bom poder sair desta experiência no auge da fama.”
Cory não foi consultado, mas Ryan explicou:
“Ele sabia que era um estudante de segundo ano quando o show começou.”
Os roteiristas insistem que vários personagens terão que sair já que são estudantes do ensino médio e que, portanto, terão que se formar e ir para a faculdade ou seguir com suas vidas.
“Não posso mantê-los por seis anos e as pessoas me criticariam por não ser realista.”
Mas apesar deste ser o último ano de Rachel, ela terá um papel central, segundo Ryan:
“Estou mais interessado na personagem de Lea, não em sua relação com Finn, mas em seus sonhos fora da escola, o como pretende concretizá-los. Esta temporada será sobre isso.”
A terceira temporada da série começa em setembro, nos EUA.

O Astro: Alinne Moraes e Thiago Fragoso gravam cenas românticas

Alinne Moraes e Thiago Fragoso gravam cenas românticas de O Astro - Ag.News
Alinne Moraes e Thiago Fragoso gravaram cenas românticas de seus personagens em  O Astro, da Globo, na Quinta da Boa Vista, Zona Norte do Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (14).
Nas sequências, os atores beijaram muito, andaram de bicicleta e se divertiram dando altas risadas.  Durante o intervalo, Thiago tirou fotos com duas fãs que observavam as gravações.
Em O  Astro, Marcio (Thiago Fragoso) vai disputar Lili (Alinne Moraes) com o pai, o poderoso Salomão Hayalla (Daniel Filho). Vale lembrar que os personagens dos atores se conheceram no primeiro capítulo da novela.

Carla Marins volta às novelas em ‘Morde assopra’ como uma vilã

-Isac Luz/- EGO
Afastada das novelas da Rede Globo desde 2007, quando viveu a Dorinha de “Pé na jaca”,Carla Marins conseguiu parar o tempo. Aos 43 anos ela mantém a mesma carinha e o mesmo jeito de menina que a consagraram quando estreou aos 15 anos em “Hipertensão”. Agora a atriz está de volta à Globo, com um ar de mulherão, em “Morde e assopra” para viver a vilã Amanda, mãe do menino Rafael (Henry Fiuka) e disposta a seduzir Ícaro (Mateus Solano).
A ideia de ficar um tempo longe da TV foi proposital. Carla deu à luz Leon aos 40 anos e, por ter tido filho tarde, quis se dedicar integralmente à maternidade. Quando o menino tinha 1 ano e 2 meses, foi convidada para protagonizar a novela “Uma rosa com amor”, no SBT. A ida para São Paulo, onde a trama foi gravada, exigiu de Carla um malabarismo.
“Aluguei dois flats para abrigar Leon, minha mãe que foi para lá para me ajudar e a babá. Acordava às 6h para ficar com ele e ficávamos juntos só três horas. Depois, seguia para o estúdio. Quando Leon ficava no Rio, era o meu marido (o personal trainer Hugo Baltazar, 32) e minha sogra quem cuidavam dele. Mas não me arrependo, foi ótimo”, disse ela.
A volta para os estúdios da Globo no Rio deram uma incrementada em sua qualidade de vida. Agora, depois do trabalho, ela segue de Jacarepaguá, onde fica o Projac, até a sua casa na Barra da Tijuca. O percurso dura só 30 minutos e o que é melhor: estão à sua espera o marido e o filho.
“O trajeto do trabalho a casa é o tempo que tenho para relembrar tudo que fiz ao longo do dia. Quando chego em casa encontro o maridão e o filho. É muito importante tê-los perto de mim, para eu reconectar a minha energia.”

"Rebelde" bate recorde negativo em novo horário


Mesmo assim, trama fechou na vice-liderança




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibgL1RZpJWS1gbS0keTbAJGYyMPsTCUYUasfgRduUzYY8fpa56CPR0VIGcmp6YCRRYfs6QOtJ8l7lsNldjW4uesIc-IqKZ9xQiGL1qTqmBdZgLmyl2PVsRdztuOqylGVYmRv1REM-gA7I/s1600/Rebeldes+amea%25C3%25A7am+Pilar.jpg
Foi ao ar mais um capítulo da novela "Rebelde" nesta quinta-feira, 14.
No capítulo exibido Artur fica encantado com a forma que Cilene arruma sua cozinha. Eva fica apavorada por descobrir que está apaixonada por Franco. Leila encontra Ofélia no colégio. Binho manda um mapa para Pilar e pede para que ela o siga. Pilar descobre o porão e vê os seis rebeldes reunidos para tocar.
Em novo horário a trama bateu recorde negativo de audiência. Registrou média de 10.3 pontos, pico de 12 e 16% de participação. No mesmo horário a Globo liderou com 31.2 e o SBT marcou 6.3