domingo, 22 de novembro de 2009

As novas da TV!!!






A partir de março de 2010, o público vai poder rever um grande sucesso nas tardes da Globo.

Em 2010, para celebrar seus 45 anos a TV Globo quer reprisar a novela O Clone grande sucesso das 21h. A novela escrita por Glória Perez é a grande favorita para substituir Alma Gêmea na sessão Vale a Pena Ver de Novo a partir de março.

Só que a emissora está diante de um impasse, pois o Ministério da Justiça, novamente, proibiu as exibições das novelas das oito na faixa vespertina, considerando-as como impróprias para menores de 12 anos. A Justiça voltou atrás porque, segundo eles, a emissora não respeitou a classificação etária com a reprise de Mulheres Apaixonadas, que quase foi retirada do ar.

Se não conseguir a liberação de O Clone, a Rede Globo já tem um segundo plano, que seria a reprise de Cobras & Lagartos, grande sucesso das 19h, escrita por João Emanuel Carneiro.

Procurada para falar sobre o assunto, a Rede Globo disse que a próxima reprise ainda está indefinida, mas o site já adianta que vem aí um grande sucesso das 21h (O Clone) ou das 19h (Cobras & Lagartos).

“A Fazenda 2″: Emissora distribui cartazes para evitar invasão do impostor do “Pânico na TV”


O “Pânico na TV” continua tirando o sono dos diretores da TV Record. Depois de vencer em algumas edições o “Programa do Gugu” na audiência, agora, a emissora teme que um dos impostores do humorístico da RedeTV! tente invadir a sede do reality.
De acordo com o jornalista Daniel Castro, para evitar uma possível invasão, a emissora distribuiu aos seguranças de “A Fazenda” alguns cartazes que apresentam as fotografias das quatro versões do impostor do Pânico: Silveirinha, Mata Hari, Toupeira e Chacal.
Desde a primeira edição da atração, Daniel Zukerman, que interpreta Silveirinha, o mais conhecido dos impostores, tentou por diversas vezes invadir a atração, entretanto foi desmascarado. Além disso, na ocasião, os humoristas do programa conseguiram sobrevoar a propriedade rural e tentou anunciar aos participantes através de megafones, novidades do mundo aqui fora, como a morte de Michael Jackson e a ida de Gugu para a Record.

Prévia: ‘Zero Bala’ registra péssima audiência pra BAND



Novamente a exibição de ‘Zero Bala’ registrou péssima audiência pra BAND. O Programa não consegue saír da casa dos 2 pontos. De acordo com dados prévios, no horário que foi ao ar das 13h02 às 13h59, a atração marcou média de 1 ponto com 2 de pico, ficando em 5º lugar isolado. Nesta faixa, a Cultura conseguiu vencer por 1.7.

"CASSETA" ESTREIA ESCOLA DE BRUXOS

Uéslei Potter (Marcelo Madureira) é um bruxinho que estuda numa escola municipal de bruxarias. Estreia na terça. Os quadros que agradarem podem ficar no programa em 2010

"Pânico" cria reality e confina humoristas na "Xurupita's Farm"

O que é, o que é? Tem confinados, ofurô, vacas e avestruzes, mulheres seminuas em atividades rurais e um fazendeiro comandando tudo? Quem respondeu a fazenda, adivinhou. Mas certamente errou o canal.
Depois de sete domingos liderando a audiência ao menos por alguns minutos, o "Pânico na TV" (Rede TV!) sofreu com a estreia de "A Fazenda" (Record) e reagiu: criou a "Xurupita's Farm" e mandou metade do elenco de seus humoristas para lá nos últimos dias -Sabrina, Alfinete, Zé Bonitinho, Jackson etc.
O nome é uma referência à comunidade da zona norte de São Paulo onde vive o ex-segurança noturno Zina, o fazendeiro da semana.
"Não é uma paródia como a do Tom Cavalcante nem a casa dos deprimidos, do Alexandre Frota", diz o diretor Alan Rapp, em referência a "O Curral", da própria Record, e à "Casa dos Artistas", feita no SBT em 2001 e da qual Frota participou.
Panicats e "garotas-tarja" passaram a quinta-feira entre a piscina e o ofurô. Na sexta, limparam as cocheiras. O ponto alto deve ser uma festa à fantasia.
A propriedade é, de fato, a Fazenda MC, em Espírito Santo do Pinhal (202 km de SP), conhecida por criar Red Angus, uma sofisticada raça de gado de corte. Além desses animais, a fazenda de "Xurupita" tem cavalos, peixes, avestruzes e vacas holandesas -tudo por conta dos "confinados".
Não haverá prova para indicar alguém para a roça. A escolha caberá a Zina, o fazendeiro, o que torna o final do programa absolutamente imprevisível.

Roberto Justus vai anunciar seu novo programa no SBT no início de dezembro


Está decidido que na primeira semana de dezembro, possivelmente em coletiva de imprensa na Anhanguera, Roberto Justus irá anunciar aos interessados qual será o formato do seu novo programa no SBT.

Curioso como isso, já de alguns dias, vem tirando o sono e elegância de alguns diretores da Record.

Zezé Di Camargo critica vestido curto de Wanessa no "Show da Virada"


O clima esquentou nos bastidores da gravação do "Show da Virada" (Globo), em São Paulo, na quarta. Assim que viu sua filha, Wanessa, chegar com um microvestido aberto nas costas, Zezé Di Camargo não disfarçou sua insatisfação. Como os alunos da Uniban no caso de Geisy Arruda, o sertanejo criticou o comprimento e a transparência da peça. Zezé chegou a comparar a roupa da cantora com a cortina do Credicard Hall, que também era cheia de brilho. Por fim, ele tirou o colete que vestia e colocou nas costas de Wanessa, para esconder seu corpo. Diante da imprensa, o cantor Luciano tentou amenizar o climão entre pai e filha.

Roberto Justus canta no especial de final de ano do SBT

Cada um com seu Roberto. Publicitário, apresentador e cantor, o Justus é a estrela de um especial de final de ano do SBT batizado de "Histórias e Canções". É o mesmo título do show que ele já levou a 14 cidades neste ano, normalmente contratado para encerrar eventos corporativos. A inspiração vem, sim, do tradicional espetáculo do outro Roberto -o Carlos. Mas Justus, além de cantar, conta histórias. "Falo sobre a vida, sobre garra, coragem, paixão pelo que se faz", diz o empresário, que não descarta que a música vire, um dia, sua ocupação principal. "Nunca digo nunca."

No show, ele repete o formato de duetos adotado no CD que lançou em 2008. O que muda são os parceiros. "My Way" ele cantará com Agnaldo Rayol. "Unforgettable", com Marina Elali. "Yesterday", com Roupa Nova, que Justus a-do-ra. E, com a Família Lima, "What a Wonderful World". No total, são 14 músicas. Para a apresentação solo ficaram as letras em português: "Epitáfio" e "Garota de Ipanema", uma homenagem a Helô Pinheiro, que hoje é sogra do empresário-cantor e estará na plateia. Um coral de 60 crianças vai encerrar o especial, que irá ao ar em 23 de dezembro.

"As pessoas não esperam. Pensam: "Esse cara é louco, ele não canta nada". Elas vão se surpreender." Esse é Roberto Justus.

Informação da coluna Outro Canal, assinada por Sílvia Corrêa e publicada na Folha deste domingo (22).

Eliana dança funk em seu programa


Hoje, durante o quadro "Os Opostos se Atraem", do programa "Eliana", do SBT, a Mulher Melancia ensina à apresentadora Eliana como se dança funk.

Xuxa viverá duas personagens em especial de Natal


m Gramado, no Rio Grande do Sul, Xuxa e a sua produção aproveitaram a realização do Natal Luz - série de eventos com temática natalina que ocorre na cidade nos últimos meses do ano - para gravar a maior parte do especial que a Globo exibe dia 24 de dezembro.

No programa, Xuxa, em dois papéis, tentar ajudar um garoto que perdeu a voz. A atração tem participações de André Marques, Cissa Guimarães, Fernanda Paes Leme, Juliana Didone e Eri Johnson, entre outros. A direção geral é de Roberto Talma.

Para gravar em Gramado, a equipe da Globo obedeceu horários especiais para não causar transtornos ao Natal Luz. Assim, muita gente precisou trabalhar de madrugada e a chuva não comprometeu o bom andamento das gravações.

O Grande Desfile de Natal, evento tradicional da cidade, também fará parte do programa, com todos os principais personagens acompanhando Papai Noel e seu trenó num desfile grandioso de muita alegria e emoção. Mais de 200 atores foram mobilizados neste trabalho que se encerrou na sexta-feira e agora vai prosseguir nos estúdios do Projac.

"Não mudei para o SBT por dinheiro", diz Carla Marins


Carla Marins tomou uma decisão radical. Depois de atuar por 22 anos na Globo, a atriz resolveu mudar para o SBT. Tudo porque se sentiu extremamente seduzida por Serafina Rosa, protagonista de "Uma Rosa Com Amor", próxima novela da emissora de Silvio Santos prevista para estrear em fevereiro do ano que vem. "Fiquei ainda mais tentada a aceitar o convite do Del Rangel quando pesquisei na internet sobre a novela e descobri que na primeira versão a Serafina foi feita pela Marília Pêra, que é uma das atrizes que mais admiro na tevê", explica ela, referindo-se ao diretor-geral da novela.

Inspirada na trama de Vicente Sesso - exibida na Globo entre 18 de outubro de 1972 e 3 de julho de 1973 -, a nova versão de "Uma Rosa Com Amor" será escrita por Tiago Santiago e terá colaboração de Renata Dias Gomes. Na história, Serafina é uma secretária pobre e para lá de romântica, que sonha em se casar mas é muito traumatizada. Afinal, no passado, sofreu uma decepção que a deixou extremamente desiludida.
"Ela é uma personagem leve, engraçada, que tem uma nuvenzinha na cabeça por já ter sofrido com o amor. Mas tudo muda quando ela conhece o Claude, patrão dela", adianta Carla, citando o mocinho da trama, que será vivido por Cláudio Lins.

O início do romance entre os dois, no entanto, começa de forma inusitada. Isso porque eles se casam puramente por interesse. Enquanto ela precisa de dinheiro para resolver questões familiares, ele vê nela a solução para os problemas escusos de sua firma. O contrato, porém, é alterado quando o casal se apaixona de verdade. "A história me remete ao texto 'A Megera Domada', de Shakespeare. Porque o casamento deles é a contragosto. Só a partir do dia a dia e da convivência é que eles acabam gostando um do outro", explica ela, garantindo que não sentiu uma ponta de medo ao trocar anos de trabalho na Globo pelo SBT. "Foi tão natural... Não teve um peso. Até porque, nunca fui só da Globo. Sempre fiz teatro, cinema", confessa.

O que também atraiu Carla para a concorrência foi o destaque que teria. Até porque, apesar de já ter representado inúmeros papéis de importância na Globo, ela nunca havia tido a chance de encarnar a personagem principal de uma novela. "E é uma responsabilidade completamente diferente", aponta ela, que, em 2008, deu vida à Adalgisa, protagonista da série "Faça Sua História". "Foi uma experiência muito boa fazer a série com o Vladimir Brichta. Vivi um momento muito especial da minha vida, como mãe e profissional", classifica ela, que, depois de dar à luz a Leon, que agora está com 1 ano, se dedicou exclusivamente a ele e deixou em segundo plano o trabalho como atriz.

Extremamente ansiosa com a personagem que vem pela frente - ela começa a gravar em dezembro -, Carla garante que não se deixou levar por propostas financeiras. "Não mudei para o SBT por dinheiro. Gostei do projeto e acredito realmente nele", enfatiza a atriz, que daqui a alguns dias começa a mudar o visual para a personagem. "Vou quebrar um pouco essa imagem de Carla que estou agora, com esse cabelão", antecipa ela, que, depois da gravidez, recuperou a boa forma que sempre exibiu. "Foi um pouco difícil voltar ao normal. Mas fechei a boca e fiz muita aeróbica", lembra ela, que, por enquanto, só pensa em começar a incorporar Serafina. "Estou muito confiante, otimista e feliz com a personagem. Acho que, sendo assim, as coisas vão dar certo", suspira.

“Jogo Aberto” liderou em São Paulo na última quarta-feira


Da série “os bons também erram”. O colunista Alberto Pereira Jr. editor da “Zapping”, no Jornal Agora São Paulo, escreveu que o “Band Esporte Clube” teria conseguido um feito inédito na última quarta-feira.
Calma gente! Realmente não temos o “Band Esporte Clube” na semana, mas vamos substituir o nome da atração. Foi o “Jogo Aberto”, da Renata Fan, o dono da proeza.
Ficou na primeira posição em São Paulo durante 10 minutos, chegando a aplicar 9 a 7 na Globo. Isso, reforçando, na última quarta-feira.

Agenda de Transmissões de Domingo, 22/11/2009








Jogos da Rede Globo e Da Rede Bandeirantes:
17h00 – Campeonato Brasileiro Série A: Sport x Fluminense – Globo (RJ e parte da rede), Band (RJ e parte da rede) e PFC
17h00 – Campeonato Brasileiro Série A: Botafogo x São Paulo – Globo (SP, Recife e parte da rede), Band (SP, Recife e parte da rede) e PFC

“Bola na Rede” comemora dez anos no ar


Neste domingo, o programa “Bola na Rede” comemora 10 anos no ar pela RedeTV!. Para festejar a data, Fernando Vannucci realizou duas entrevistas exclusivas, uma com Pelé – que participou do primeiro programa – e outra com o ministro do Esporte, Orlando Silva.
De acordo com o blog da “Canal 1” por Flávio Ricco, Vanucci também entrevista três presidentes de clubes que caíram para a Série B e retornaram para a Série A no ano seguinte. Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, Roberto Dinamite, presidente do Vasco e Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG.
No estúdio, Vannucci recebe o ex-jogador de futebol Vampeta, que também esteve na estréia do “Bola na Rede”, em 21 de novembro de 1999. O programa vai ao ar às 18h45, ao vivo.

BAND FOLIA 2010


Equipes da Bandeirantes já estão visitando Salvador, Recife e Olinda por conta dos trabalhos de cobertura do Carnaval 2010.

Promessa de movimentar mais de 300 profissionais, entre técnicos, apresentadores, jornalistas e produtores.

Jô Soares desabafa: Eu era feliz no SBT e não sabia


O humorista e entrevistador Jô Soares, sempre muito fechado, se abriu com minha pulguinha que “Ele era feliz e não sabia no SBT. Que na emissora de Silvio Santos seu programa tinha horário fixo, onze e meia da noite, tinha o carinho do público, era bem comercializado. E o que faturava era dele. Disse também que na Globo entra em qualquer horário, a comercialização do programa fica só pra emissora e os convidados são todos da emissora”. Que desabafo!



Nesta última semana o mesmo ocorreu com a redatora do “Programa do Gugu”, mas Luciana Dante foi mais além, pediu demissão da Record e voltou para o SBT, ficará na redação do “Domingo Legal”.

Globo adquire os direitos do filme "Crepúsculo"


Globo sempre teve diversas parcerias na questão filmes: Fox, Columbia, Miramax, Europa Filmes, DreamWorks, hoje com a Disney e também com seus próprios filmes (Globo Filmes). Na verdade a Globo precisa mesmo de todas elas, afinal são 23 filmes por semana, 92 por mês, e mais de 1100 por ano – mais filmes do que todas as emissoras juntas.

E mesmo com os dinossauros do Spielbeg, múmias e piratas, a Globo nunca teve uma saga teen adaptada de um best seller. Nunca teve… até agora. Muita gente pode falar mal, dizer que é filme de emo, que os vampiros nem caninos cumpridos tem… Mas o fato é que “Crepúsculo” é a saga teen do momento. Estima-se que “Lua Nova” arrecade mais de 100 milhões de dolares só nos EUA nesse fim de semana.

A Globo já dispõe de “Crepúsculo” e deve exibí-lo já em abril de 2010, na abertura da temporada 2010 da “Tela Quente”.

Gugu Na Record News!


Na Sexta já houve o anuncio oficial dentro da Record News, Gugu Liberato vai integrar a equipe da Record News a partir de Março com o por enquanto chamado lá dentro de “Show do Gugu”, a idéia mais ou menos é voltar ao formato do “Entrevista Imprevista” de Brito Júnior, um programa ao estilo Jô Soares com platéia, musical, stand-up e muito mais, fugindo dos monótonos programas de entrevistas do Brasil, tudo muito ágil.

SÁBADO, 21 DE NOVEMBRO DE 2009

Programação de sábado da Record está fixa agora


A Record mudou a sua programação dos sábados. Agora, à tarde, entra uma sessão dupla do "Cine Aventura" e o "Melhor do Brasil", com Rodrigo Faro e as suas exageradas quatro horas de duração, a partir das 17h15.

Como não poderia deixar de ser, sobrou para o "Jornal da Record", no ar às 9 da noite, batendo de frente com "Viver a Vida". É a tal da loteria.

Cabe ao telespectador, controle remoto não mão, tentar encontrar o programa de sua preferência.

A emissora se justifica, dizendo que a mudança se deve porque acabou o "Troca de Família".

As novas deste domingo(22)!"


Disposta a entrar de cabeça no mundo da teledramaturgia, a RedeTV! abriu vagas para atores, diretores e autores com experiência.

Mas, quem pensa que a emissora produzirá novelas está enganado: o canal, que recentemente inaugurou uma nova sede na cidade de Osasco, na Grande São Paulo, investirá na produção de seriados de curta duração e, por isso, terá que formar um núcleo só para este segmento.

Caetano Bedaque, diretor de comunicação da RedeTV!, conta que a emissora procura atores, diretores e autores para sua primeira produção, que estreia em março de 2010.

Para participar das seleções, os candidados devem enviar o material aos cuidados da direção artística da emissora, que trabalhará a todo vapor para colocar o novo seriado no ar.

Esta não é a primeira incursão da RedeTV! no área de dramaturgia. Em 2007, numa parceria com a Disney, produziu a versão tupiniquim de Desperate Housewives e, em 2004, produziu na antiga sede do canal, em Alphaville (SP), o seriado Vila Maluca.

TV Cultura fará maratona com 17 curtas nacionais de animação


Do Paraná vêm o cão Bolota e a gata Chumbrega. Do Rio, Cadu, um menino que acha uma arma alienígena e tem que defender a Terra. Da Bahia desembarcam formigas revoltadas com uma planta carnívora.
Histórias como essas, para crianças de 6 a 14 anos, são a base de 17 curtas nacionais de animação que serão exibidos pela TV Cultura de 25 a 29 de janeiro, nas férias escolares, de manhã, com reprise à tarde. Cada curta tem 11 minutos. Na estreia, a emissora mostrará os bastidores da produção. E, no sábado (30), todos eles irão ao ar em sequência, tomando mais de três horas de programação.
A maratona marcará a etapa final do AnimaTV -um projeto de R$ 6 milhões feito em parceria pelo Ministério da Cultura, a TV Brasil e a TV Cultura.
Cada piloto custou R$ 110 mil. Os 17 finalistas foram selecionados entre 270 inscritos. Os dois melhores receberão mais R$ 950 mil verba para produzir uma série com mais 12 episódios. "Nossa ideia é, depois, tentar coproduções no exterior", diz Cristiane Oliveira, coordenadora do projeto.
Contarão pontos a qualidade do piloto, roteiro, argumento, cenário e uma pesquisa qualitativa que será feita com crianças. Talvez os telespectadores possam votar pela internet, mas isso não pesará na decisão do comitê. (SÍLVIA CORRÊA)

Segunda versão do reality show "A Fazenda" traz elenco menos obscuro e vem mais bem acabada

por Bia Abramo

A segunda edição da "A Fazenda"estreou brigando a sério pela audiência, mostrando que a Record achou um formato de reality show que não deve ser passageiro.

Em sua primeira edição, "A Fazenda" remetia, em tom menor e algo mais precário, ao grande sucesso dos reality shows já feitos no Brasil, o "Big Brother". Em vez da mansão no Rio de Janeiro, o tom rural da fazenda. Em vez de anônimos almejando a celebridade, celebridades quase anônimas tentando erguer o pescoço.

Essa segunda edição vem um pouquinho mais bem acabada: o "casting", por assim dizer, é um pouquinho mais conhecido, o apresentador Brito Júnior parece ter encontrado enfim um tom mais simpático e adequado etc.

A primeira versão acabou por se tornar uma espécie de sucesso cult -a truculência de Dado Dolabella, a tosquice de Carlos Alberto Silva (o Mendigo) e os barracos vários tinham aquela qualidade trash que consegue, para um certo tipo de espectador, transformar o grotesco em divertido.

Nesta segunda, a probabilidade que isso se repita é enorme. Num certo sentido, os participantes de "A Fazenda" são mais "escolados" no espetáculo do que os do BBB -ainda que não se possa, de maneira nenhuma, classificá-los como ingênuos.

Mas as trajetórias na semi-obscuridade da falsa fama têm uma certa eficácia para coreografar esses momentos que acabam caindo no YouTube.

Informação da Folha Online.

Diego Hipólito fará participação especial em "Malhação ID"


O ginasta Diego Hipólito virou ator por um dia. O atleta participou na última sexta (20) das gravações de “Malhação ID”. Na trama, ele aparecerá como ele mesmo.

Em entrevista ao jornalista Nilton Carauto, o atleta disse que só aceitou participar da novelinha pelo fato de não estar em fase de competições e que não gosta de atuar. “Não tenho a menor vocação para ser ator. Já cheguei a ensaiar uma peça, mas saí no primeiro dia. Eu ia fazer o mordomo, mas não levava o menor jeito”.

As cenas com a participação de Diego serão exibidas no início de dezembro. A nova temporada de “Malhação” apresenta baixos índices na Globo. A trama, nos últimos dias, tem apresentando média na casa dos 15 pontos, índice inferior ao da última temporada. 
(fonte Natelinha)

Lígia Mendes será âncora do reality show Solitários, do SBT


Ainda sem data para estrear, o reality Solitários, onde nove participantes disputam provas de resistência física e mental, já começou a ser produzido pelo SBT.

Repleto de sigilo e gravado no estúdio 6 da Anhanguera (SP), o reality sofrerá uma pequena adaptação, já que no formato original não tem nenhuma intervenção de apresentadores ou repórteres. Os confinados são conduzidos apenas por uma voz robotizada.

Para mostrar os bastidores da atração e conversar com os competidores fora do casulo, o SBT escalou a ex-apresentadora do Astros e 10 Anos Mais Jovem, Lígia Mendes.

De acordo com uma fonte, as gravações estão a todo vapor, porém, o SBT ainda faz mistério quanto à estreia da atração.(fonte Ofuxico)

Brecha legal leva religião e vendas à TV


Bandeirantes, Gazeta, Rede TV!, Record e Rede 21 ocupam parte da programação com cultos de igrejas e telecomércio

Lei, de 1962, não aborda venda da programação e não é clara sobre cota de publicidade; lucro das TVs com a prática é polêmico

É só zapear o controle remoto e constatar: na TV aberta o que não falta é programa religioso e de venda de produtos.
Levantamento feito pela Ilustrada, com base na programação de São Paulo de 8 a 14 de novembro, mostra que Rede TV!, Record, Gazeta e Band ocupam entre 23% e 30% da grade semanal com programas religiosos.
E a Rede 21, do grupo Bandeirantes, tem só 30 minutos diários de programação própria, o restante tomado pela Igreja Mundial do Poder de Deus.
Dentre os programas exibidos nessas emissoras estão os cultos como os da Igreja Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo (dono da Record), e os da Igreja Internacional da Graça de Deus, de R.R. Soares.
Além disso, Rede TV! e Band têm espaços alugados para programas de vendas, 10% e 6% do total da programação, respectivamente. Já a Gazeta ocupa 29% da semana com venda de produtos -isso sempre sem contar intervalos comerciais-, sendo que a própria emissora produz os programas.
Nesse telecomércio, tem de tudo. Liquidação de roupa, panelas fritando ovo ao vivo e lançamentos de condomínios etc. As TVs se aproveitam de um vácuo na legislação para alugar parte de seus horários a igrejas e a empresas de venda de produtos. A lei, de 1962, não trata do tema. Diz apenas que no máximo 25% da programação pode ser ocupada por "publicidade comercial", sem deixar claro o que isso quer dizer.
As emissoras podem estar em situação irregular ou não, dependendo da interpretação.
A venda de espaço para igrejas entra na cota de 25%, visto que o canal tem um lucro? Os programas de vendas entram? Ou "publicidade comercial" são apenas os intervalos? Eis o nó.
O governo vai entrar na polêmica. A ideia é regulamentar a comercialização do tempo de programação, uma vez que canais abertos são concessões públicas, reforçar a fiscalização do limite de 25% de publicidade e deixar claro o que entra na cota.
A proposta, da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência, será apresentada em dezembro na Conferência Nacional de Comunicação, convocada por Lula. O documento, obtido pela Folha, fala em "coibir a comercialização do tempo de programação". "A concessão é dada a uma pessoa jurídica sob certas condições. Não tem sentido subcontratar", diz Ottoni Fernandes, secretário-executivo da Secom. O texto fala também em "regular a prática de proselitismo religioso". "Estamos propondo a discussão. Concessão pública implica, em tese, ser destinada a programas informativos, culturais", afirma Fernandes.
Para o sociólogo e professor de comunicação da USP Laurindo Lalo Leal, "uma TV aberta arrendar horários para igrejas ou vender tapete e joia 24 horas por dia contraria a lei".
"Esses programas de venda de produtos e os que as igrejas colocam no ar porque pagam ao canal deveriam ser computados nos 25% de espaço comercial permitidos pela lei hoje em vigor", afirma Leal.
Além disso, ele acredita que "alugar o horário é sublocação de concessão pública", diz Leal, que é ouvidor da TV Brasil.
O professor de direito da PUC Celso Antonio Bandeira de Mello não vê problemas: "Apesar de ser concessão pública, estamos no ramo de empresas privadas de TV, previsto pela Constituição. A liberdade de comunicação não pode ser cerceada".
Com isso, opina, o aluguel de horários na TV a igrejas não pode ser considerado violação do princípio do Estado laico.
As TVs negam praticar irregularidades.

Informação da Folha Online.

Novela da Globo esconde feiura e insere figurantes como artistas de rua em cenas de São Paulo

por Daniel Bergamasco
Para protagonizar a próxima novela das 19h da TV Globo, "Tempos Modernos", a atriz Fernanda Vasconcellos, 25, deu uma repaginada geral: emagreceu oito quilos e repicou o cabelo, agora com franja.
Já o cenário em torno dela, o centro paulistano, sofreu uma transformação bem maior -ao menos nas cenas da novela, que estreia em janeiro de 2010.
Quem ligar a TV verá violinistas e cellistas se apresentando a céu aberto na praça Ramos, em um clima artístico, nova-iorquino. Verá também livraria substituindo uma loja antiga na avenida São João, em um clima literário portenho. Por fim, perceberá ressaltadas por um filtro as luzes amareladas dos postes, em clima romântico, parisiense.
Em resumo, será o centro paulistano que o mercado imobiliário, a prefeitura e urbanistas dizem que, mais ano, menos ano, se tornará realidade.
Os paralelos com Nova York, Buenos Aires e Paris são do diretor-geral, José Luiz Villamarim. O autor, Bosco Brasil, diz esperar que a novela "acelere o processo de revitalização".
"A TV é muito influente nos padrões de comportamento e pode atrair as pessoas para o centro. Vamos deixar para essa cidade mais que uma novela."

Sem pornô 
A equipe de Villamarim passou o mês de outubro gravando cenas externas, com e sem atores, na região. A maioria delas se passa na região do vale do Anhangabaú -viaduto do Chá, viaduto Santa Ifigênia, avenida São João e Teatro Municipal.
O edifício Grande São Paulo, que abriga algumas secretarias municipais, servirá de fachada para o Titã, prédio tecnológico inteligente frequentado por "pessoas burras".
De volta ao Rio, agora gravam na cidade cenográfica. Ali, na reprodução artística da São João, há espaço para a Galeria do Rock e outros prédios reais, mas saem cinemas pornôs e fachadas deterioradas, apesar de alguma sujeira e pichações serem mantidas, por realismo.
Prédios muito feios poderão sumir por computação gráfica e as cenas de rua desviarão da marginalidade e dos viciados em drogas. "Não faria sentido discutir crack na novela das sete. É claro que não vai ter."
Nas gravações em São Paulo, ruas com cheiro forte de urina foram lavadas com desinfetante e água trazida por dez caminhões-pipa. Villamarim diz que isso é praxe em gravações, não interessa se é no viaduto Santa Ifigênia ou no Leblon.
Em cena na praça Ramos, produtores pediram a mendigos que saíssem do enquadramento. "Pedimos isso a todos, porque usamos figurantes nas cenas", diz o diretor.
Bosco Brasil diz que "a Globo não está colocando uma máscara" no centro. "Até acho que isso será cobrado da novela, mas as mazelas não fazem parte dessa ficção", diz.
Para Gilberto Belleza, ex-presidente do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), o caminho escolhido pela novela contribuirá mais com a região. "É importante que o público valorize o centro, que, apesar de estar num estado deplorável, é muito bonito. O resultado é que o povo vai até lá, deixa de jogar papel no chão, cobra atitudes dos governantes."

Novela na Vila Madalena
Em 1999, a Globo lançou a novela "Vila Madalena", que resgatava um clima provinciano já meio em falta no bairro da zona oeste. Apesar de não ter sido grande sucesso, o programa foi transformador para o bairro. "De repente, todo mundo quis vir morar e abrir comércio aqui", diz Marcio Natividade, diretor de associação comercial local. "Há duas óticas aí: o bairro se valorizou, mas o trânsito e o barulho pioraram."
Wanderley Romano, que já foi dono de bares na Vila Madalena e abriu há três anos o bar Salve Jorge no centro, diz esperar o mesmo efeito para "Tempos Modernos". "A vinda de concorrência seria boa para nós. Hoje, os estacionamentos fecham cedo. É preciso atrair as pessoas, os empresários."
Ele diz que "apesar de mendigos jogados na rua, fazendo xixi e cocô", o centro "está seguro. Nunca um cliente foi assaltado ao sair daqui". Os profissionais da novela tiveram impressão semelhante: o único assalto que sofreram aconteceu nos Jardins.
Informação da Folha Online.

Saiba mais sobre o novo reality da Rede TV!




“Operação de Risco”, reality policial que estreia em março na Rede TV!, terá inicialmente 20 episódios, abordando ações e operações da polícia de São Paulo.

Trata-se de produção que será exibida semanalmente, sob o ponto de vista dos policiais, que funcionam como narradores. Mas também não está descartada a entrada de um profissional, alguém do ramo, para desempenhar tal missão.

Os seus idealizadores garantem que o programa não tem nada a ver com o sensacionalismo do “E24″, da Band, ou seja, passa longe de fratura exposta e outros do gênero.